sexta-feira, 23 de maio de 2008

Fim de Semana do Nosso Jeito!

Fechado para reformas desde fevereiro de 2007, onde se encontra na sua última etapa, o Espaço Cultural Municipal Sergio Porto reabre parte de seu espaço com a exposição “Zoom”, além de lançar sua programação cultural para 2008, e apresentar os roteiros para a inscrição de projetos de ocupação do espaço nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais.

A exposição “Zoom”, que reinaugura a Galeria Marcantonio Vilaça, é uma mostra coletiva de pintura de 7 artistas visuais de linguagens variadas, que mergulham nos trabalhos uns dos outros, criando um diálogo entre as suas obras.

Partindo da idéia de que uma pintura, figurativa ou abstrata, pode ser uma paisagem que reflete expressões poéticas individuais, a exposição pretende mostrar um panorama circular das paisagens de cada artista. O uso do zoom, como de uma luneta no alto deste mirante, estabelece a relação entre eles. Esta circularidade se dá de forma aleatória com a intenção de evitar proximidades estéticas entre os pintores.

Os pintores Ni da Costa, Ana Rondon, Andrea Canto, John Nicholson, Patricia Norman, Jean Decherry e Cássia Castro promoveram encontros e visitas aos seus ateliês e escolheram uma obra para ser estudada, realizando procedimentos de enquadramento, de zoom de aproximação e de distanciamento, e de imagens focadas e desfocadas. Além das pinturas, os trabalhos que deram origem a estas obras e um vídeo mostrando as aproximações entre o grupo, serão expostos.

O evento estará aberto para visitação de 13 de maio a 29 de junho, de terça-feira a domingo, das 13h às 20h, com entrada franca.

A última etapa da reforma será concluída em junho, com a reinauguração do espaço cênico no dia 11 de julho, e a abertura da programação cultural de 2008 do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Abaixo, segue a maratona de 25 horas de programação, em comemoração aos 25 anos do espaço.

Sexta-feira, dia 11 de julho
18 horas – inauguração de uma placa permanente com a biografia do jornalista Sérgio Porto e exibição de um documentário sobre o espaço com depoimentos de artistas e de pessoas ligadas ao jornalista.
20 horas – dois espetáculos de teatro, da Cia. Aplauso e de outro grupo a confirmar.
22 horas – espetáculo de dança da bailarina Paula Águas.
24 horas - CEP 20000, apresentando performances de novos artistas cariocas.

Sábado, dia 12 de julho
13 horas - abertura do espaço
16 horas - Cepinho, fruto do projeto CEP 20000, oferecendo às crianças a fina flor da poesia carioca.
20 horas – edição especial do Humaitá pra Peixe, apresentando a nova geração de músicos.

Domingo, dia 13 de julho:
13 horas - abertura do espaço
16 horas - Cepinho, fruto do projeto CEP 20000, oferecendo às crianças a fina flor da poesia carioca.
20 horas – edição especial do Humaitá pra Peixe, apresentando a nova geração de músicos.
13 horas – abertura do espaço
14 horas – roda de samba com o grupo Galocantô e a tradicional feijoada da Tia Surica
20 horas – edição especial do Humaitá pra Peixe, apresentando a nova geração de músicos

O Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto fica na Rua Humaitá, 163 – Humaitá. Mais informações pelo telefone 2266-0896.

Com relação à apresentação dos projetos de ocupação do Espaço Cultural, as inscrições já estão abertas. Cada concorrente pode concorrer com até 2 projetos, que devem ser entregues junto com a ficha de inscrição, até o dia 11 de julho, das 14h às 22h. O material também pode ser enviado pelos correios.

Para a ocupação da Galeria Marcantonio Vilaça serão selecionados quatro projetos, que contarão com uma ajuda de custo para montagem de R$ 1.500,00, além de divulgação e convites. Para a ocupação do espaço cênico serão selecionados diversos projetos, em dias e horários alternativos; além de oito espetáculos de teatro para o projeto Porto Carioca, dois projetos para o horário infantil e dois espetáculos de teatro para o horário da meia-noite.

Também será selecionado um artista ou um grupo de fora do Rio de Janeiro para realizar uma residência no espaço dentro do projeto Intercâmbio Carioca.

A arte do grafite também tem espaço reservado no Sérgio Porto. Serão selecionadas duas intervenções artísticas, que contarão com uma ajuda de custo de R$ 1.000,00. Cada painel ficará exposto por dois meses. A divulgação dos projetos selecionados será feita até o dia 25 de julho.

Nenhum comentário: