quarta-feira, 4 de junho de 2008

Olimpíadas do nosso Jeito!

O Rio de Janeiro foi escolhido uma das quatro cidades finalistas na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito no início da tarde de hoje, dia 3, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em Atenas, na Grécia.


O Prefeito Cesar Maia, que está em Atenas e acompanhou o anúncio das quatro cidades selecionadas, ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman (foto), afirmou que esse é o grande legado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

"Esse talvez tenha sido o grande legado do Pan, nossa vitória. Passamos para a fase final, e não passaríamos sem o Pan-Americano. O Rio de Janeiro mostrou que é capaz de realizar um grande evento internacional como o Pan, como os Jogos Olímpicos de 2016. Essa é uma vitória do Brasil, de todo o povo do Rio de Janeiro. Uma vitória de nós, cariocas, que investimos muito. Da Prefeitura que acreditou, sempre, desde lá do início, da conquista do Pan-Americano; e que sabia que, fazendo este trabalho, fazendo este investimento, estando todos nós de mãos dadas, nós chegaríamos lá. E chegamos. Somos finalistas para 2016", comemorou.

O Rio, assim como as outras finalistas - Tóquio, no Japão; Chicago, nos Estados Unidos; e Madri, na Espanha -, terá agora que elaborar um dossiê de candidatura. No documento, cada cidade deverá detalhar todo o projeto olímpico, para ser entregue ao COI em fevereiro do ano que vem. A sede dos Jogos Olímpicos será escolhida no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Na disputa entre as cidades aspirantes ficaram de fora Doha, no Qatar; Praga, na República Checa; e Baku, no Azerbaijão. A escolha teve como base a análise que o comitê fez dos questionários entregues em janeiro deste ano, por cada cidade.

Nenhum comentário: